Soar Acústica

A audição é um dos principais sentidos dos seres humanos. Nossa percepção do mundo ao redor ainda é complementada pela capacidade de sentir as vibrações de tudo que tocamos. Os sons do vento varrendo as florestas, de mares tranquilos, das grandes metrópoles movimentadas com diferentes pessoas e músicas, todos nos trazem sensações diferentes.

Com o crescimento das cidades, fica cada vez mais evidente o ruído, as vibrações e seus impactos na saúde humana. Tendo em vista os diferentes conhecimentos necessários para solucionar os problemas envolvendo ruídos, vibrações e o impacto ambiental resultante destes, em 2009 foi criado o primeiro curso de Engenharia Acústica do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Posteriormente, no ano de 2016, foi regulamentada pelo CONFEA a categoria profissional de Engenharia Acústica. Os profissionais dessa categoria são os primeiros com formação completa para observar e analisar todas as nuances relacionadas a sons e vibrações.

A Soar Acústica surgiu com a missão de auxiliar nossos clientes e parceiros comerciais, com medições e simulações acústicas de qualidade, visando a saúde, bem-estar e sustentabilidade nos mais diversos tipos de ambientes.

Nosso objetivo é se tornar referência no país como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento em acústica e vibrações. Desejamos aproximar os mais diversos tipos de setores que envolvem acústica, como escritórios de arquitetura, de engenharia, de saúde ocupacional, incorporadoras, construtoras, fornecedores e pesquisadores, amparando-os com laudos de medições de alta qualidade técnica.

Temos como princípio a formação de relações baseadas em transparência, honestidade e ética. Nossos clientes terão acesso à medições fidedignas, com equipamentos de ponta, além de laudos e simulações que representem todas as condições ambientais. Queremos que toda a equipe tenha um ambiente tranquilo de trabalho, movido pela busca por novos desafios sustentáveis, propício para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Serviços

Realizamos diversos tipos de serviços e temos parceiros em diferentes áreas, por isso, caso não encontre seu problema listado abaixo, entre em contato para que possamos ajudá-lo. Oferecemos aos nossos clientes medições, simulações e análises técnicas em acústica nas seguintes áreas:

Acústica Ambiental

Desde a publicação da resolução 01/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), questões relacionadas a ruído e qualidade de vida, abordadas em normas técnicas, ganharam força no combate a poluição ambiental. As normas ABNT NBR 10151 e 10152 estabelecem os métodos de medições de níveis de ruído aceitáveis para diferentes tipos de ambientes, tanto externos, quanto internos. Além dessas normas, cada município dispõe de sua própria legislação sobre o tema, normalmente, referenciando as duas como base para tais leis.

Por exemplo, indústrias e serviços que geram ruído devem atestar que os limites estipulados pelas normas estão sendo respeitados, através de medições e simulações de impacto ambiental. Há um limite de ruído adequado para diferentes tipos de ambientes como salas de aula, hospitais, consultórios médicos etc., ou seja, qualquer lugar habitado. Ainda, deve-se avaliar os casos em que é necessário o controle de ruídos, principalmente, quando envolve questões de higiene ocupacional e conforto em ambientes de descanso.

Além disso, também é possível a criação de mapas de ruído ambiental, muito utilizados na predição de ruído em fachadas antes de as construções serem iniciadas, assim o projetista pode definir os melhores materiais a serem utilizados em determinado caso, visando o melhor custo-benefício. Também é possível a avaliação do impacto ambiental gerado por diferentes atividades humanas, da indústria ao comércio. Em todas as medições e simulações, devem ser verificadas as condições ambientais (temperatura, umidade e pressão atmosférica), além do tempo de medição em cada ponto, fundamentais em qualquer análise acústica.

Acústica em Edificações

A acústica é um tema fundamental em qualquer projeto de edificações. Tudo começa na seleção do local no qual será a construção, depois vem a etapa de predição do ruído que atinge a fachada e, por fim, seleção dos materiais adequados para cumprir a ABNT NBR 15575, que trata do desempenho de edificações habitacionais.

Nessa questão, além do mapa de ruído, citado anteriormente, auxiliamos nossos clientes com medições relacionadas a isolamento de ruído de impacto em lajes ou isolamento aéreo, sendo este último em fachadas, vedações verticais (paredes) e lajes. A partir do equacionamento com diferentes combinações, também podemos dar sugestões na escolha dos materiais mais adequados em cada caso.

Acústica de Salas

Outros fatores a serem considerados em ambientes fechados são os parâmetros objetivos da sala, que assim como os limites de níveis de ruído para cada ambiente, devem ser analisados. Tempo de reverberação, definição, clareza e inteligibilidade são alguns exemplos de parâmetros que podem ser avaliados, dependendo da aplicação da sala em questão. Ao contrário da crença popular, não são só estúdios e casas de shows que precisam de um bom condicionamento acústico, esse fator é de extrema importância inclusive dentro de salas de aula e reuniões, onde se necessita um ótimo entendimento da mensagem que está sendo transmitida. Em relação a acústica de salas, oferecemos aos nossos clientes medições dos parâmetros objetivos, simulações das diferentes configurações adaptativas para a sala e as soluções para lidar com cada questão.